sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Me dá uma carona?

Infelizmente, ser solidário hoje em dia, não é a melhor das atitudes quando se trata de dar carona à alguem.

Quando você oferece carona para alguém seja em que lugar estiver, tenha a certeza que a pessoa a qual você fez esta nobre oferta, more no caminho da sua casa, senão..."roubada" na certa. Você terá que dar uma volta ao mundo só porque resolveu dar uma de "cavalheiro andante".

Geralmente, sem excessão, o "caronista" (aquele que pede carona) é uma criatura muito da folgada, e se você o "caronero" (aquele que ingenuamente dá/oferece carona) não sabe dizer NÃO!, meu amigo (a) fico com "peninha" de você.

Vamos ao nosso exemplo:

"Um dia você, sem querer, incorporado ao espírito benevolente da Madre Tereza de Calcutá, resolveu oferecer uma carona aquele "cara/mina" do trabalho, porque estava chovendo muito (aliás, o clima em questão realmente não interessa). Infelizmente no decorrer do caminho você que somente pensou em dar a tal carona até o ponto de ônibus mais perto, ou terminal de metrô, diz sem querer, onde mora, então a criatura lhe diz:

- Que coincidência, moro no mesmo bairro.



Você, inadivertidamente, dá a réplica:

-Onde???



Aí meu amigo (a), você realmente assinou a sentença. Esse ser encarnado, a partir desse momento, simplesmente, decretou que esse ato humanitário ao qual você, como um bom "menino" resolveu oferecer, seria para sempre, então nesse momento você entrou literalmente para o time dos "babacas", pois se não soube dizer não! se deu mal...

Por isso você certamente tem apenas duas opções:

Quando sentir que está com pensamentos benevolentes, pronto a querer ajudar a humanidade a se salvar dos terrores do mundo, vá até o banheiro, tome um pouco de água, de café, chá, vá ler um livro, faça o que lhe vier a cabeça até esses pensamentos voarem para bem longe, ou então se por acaso você entrar em "surto" novamente, diga logo assim:

- Quer uma carona até o ponto de ônibus???



Boa Sorte!

51 comentários:

  1. vixe do trabalho ou da faculdade... é melhor rachar financiamento do proximo carro com ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk seu carro nunca mais vai ser seu... ate que acabe o curso ou mude de emprego.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk... É verdade...Bem, essa história de carona é bem complicada mesmo. Principalmente quando se torna obrigação. Tenho uma vizinha que a mais de 01 mês pega carona para ir ao trabalho, porque descobriu que o caminho do meu trabalho passa pelo dela....Todo dia ao sair de casa, ela abre a porta e lá está... Não me importo em dar carona, mas não estou satisfeita com esta situação. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cunhada aff,mora no mesmo bairro minha filha estuda na sala do menino dela e todas as vezes quando eu busco ela,a bendita ja esta me esperando nem pergunta se pode ir ja vai entrando já tô ficando de saco cheio pq não ajuda com a gasolina.. n tenho cara de ônibus publico,e fora que tira minha liberdade dentro do meu próprio carro pq só dessas que gosta de escuta musica na maior altura aff

      Excluir
    2. Nem me fale! Ando até sem humor agora que arrumei um carona TODO DIA pro trabalho, um vizinho. Um querido, gente boa… td ok. Mas eu gosto de ficar sozinha! Coloco minha musiquinha… mudo o caminho… passo em outros lugares…desisto… volto pra casa … faço os mais diversos horários (sempre chego pontualmente mas as vezes vou mais cedo…). Que charo isso! Arrumei um compromisso que nunca quis! Vai falar.. vão achar vc um bicho do mato! Que saco isso.

      Excluir
    3. Estou na mesma situação :(

      Excluir
  3. O idiota do meu marido ofereceu carona todo dia pra nossa vizinha, só porque ela tem uma criança de 3 anos. Mas pera lá o ônibus passa na porta do nosso condomínio e nem é lotado. Agora todo santo dia lá está ela bem cedo esperando carona pela manhã. De fato virou já uma obrigação da nossa parte. E eu já estou de saco cheio disso.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho carro e nunca pedi carona, pois tb ficaria chateada se alguém achasse q esse favor fosse uma obrigação. Pra quem tem, é só arrumar uma desculpa q vai passar em outro lugar, aí um dia a pessoa se toca.

    ResponderExcluir
  5. Amigo compre uma moto é a melhor coisa kkkkkk, eu tenho um carro que uso pra faculdade, mas de uns tempos pra cá um "amigo" descobriu q passo perto da casa dele, não soube dizer não aí começou a novela, um dia desses ele tava ficando muito folgado e decidi usar a moto por duas semanas sem parar até ele se tocar que era por causa dele kkkkkk. Mesmo ele falando que ia ajudar na gasolina eu não queria mais, porque as vezes você quer fazer determinado tipo de coisa e essa pessoa te persegue e tem que ter o trabalho de ainda explicar pra ela. Moto, você diz q só tem um capacete, se ele tiver um diz que não pilota muito bem e se ele insistir diga não mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso ele tem

      Excluir
    2. Pior coisa é precisar dos outros.
      Eu sempre fui consciente se pedia carona já estava antes da pessoa sair pra não ter A preocupação de me esperar, aí comprei um carro me colocava no lugar de todos que andavam a pé, e só tomei...5, 10 ou mais tempo esperando pessoas folheadas.
      Mas eu quando não tinha condições nunca fui assim,e juro se um dia não tiver carro volto a pé mas não passo carona pra ninguém

      Excluir
  6. Tenho uma vizinha mega folgada, pede tudo! Quando é algum tipo de alimento (algo necessário), tudo bem, empresto ou doo sem preocupação.
    Mas ela não tem carro e para não admitir que não tem condição, resolveu morar num condomínio, o qual ela não tem condição de pagar... Logo, ela sempre faz planos com o nosso carro!
    Dei carona uma vez, porque, pensei que o filho dela estivesse mesmo doente, contudo, não era nada demais; era só folga mesmo (ela (muito chic!) não queria ir até a escola buscar o filho (de 17 anos, a criança!) de ônibus; linda, não? Os levei até o hospital e não retornei para buscá-los.
    A partir do momento que eu saquei que ela é uma FOLGADA, só respondo NÃO.
    Sempre que uma pessoa folgada se aproxima de mim, penso em como eu sou com os outros, ou seja, procuro não ser "pesada" a ninguém. Mesmo quando não dirigia,levava meus filhos para escola de ônibus (engravidei da minha segunda filha e, ainda assim, levei meu filho mais velho (1 ano) de ônibus, normalmente).
    Só existem pessoas folgadas, porque, existem pessoas que não dizem não (não existe isso de "não saber dizer não"! Se você sabe dirigir, que bem mais difícil, fala sério! Bjks

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu tbm tenho uma aniga bem folgada!!Ela não mora perto da minha casa mas quando saio do cursinho,o caminho q meu padrasto faz pra ir pra minha casa passa em frente a casa da avó dela!Uma vez ofereci carona e a partir daí ela vem me seguindo,mesmo qnd n ofereço!!E o pior é q quando alguem da família vem buscar ela,ela nem me avisa e sai as pressas!!PS:ela nora na mesma rua do meu cursinho e insiste q eu de carona!!Mas agora vou dizer não!!!Meu padrasto nao é motorista dela

    ResponderExcluir
  10. Odeio dar carona, ainda mais quando a pessoa quer andar com vidro aberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa que muito motorista odeia é quando o passageiro inventa de chamar outras pessoas pro carro, só porque o condutor chamou aquela pessoa. Graças a Deus, eu pego a carona sozinho, sem esta de enfiar gente nos carros alheios. Porque você não sabe se o condutor conhece aquela pessoa que você colocaria. Ou se conhece, talvez não seja de falar com aquela pessoa.

      Excluir
  11. GENTE, ESTO SÓ O ÓDIO DE UMA PRIMA MINHA QUE ESTA MORANDO PERTO DE MINHA CASA, ELA FICA VINDO NO MEU SERVIÇO PEDINDO CARONA PRA CASA. SENDO QUE TEM ONIBUS QUE PASSA LA. VOU ACABAR ESGANANDO ELA, JA FAZ TRES DIAS QUE ELA VEM AQUI E DOU DESCULPAS, E HOJE ELA VEIO D ENOVO. GAROTA NÃO SE TOCA.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma amiga que desde que comprei um carro, sempre me liga pra levar ela aos locais tipo, cabeleleiro, costureira, todo lugar que ela vai ela me pede para que eu leve ela! sair da minha casa pra buscar ela e levar em tal lugar, nossa, já estou de saco cheio! e eu nem moro perto da casa dela mas como é minha amiga fico sem jeito de dizer não! a ultima vez que levei ela no cabeleleiro ela queria que eu a esperasse ou depois fosse buscar ela. Muito sem noção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugira a ela fazer um cadastro no app do UBER!kkkk
      Ela não tem um mínimo e bom senso.

      Excluir
    2. É por isto que não tenho "amigos" ter amizade baseada no interesse do benefício próprio, não vale!
      Prefiro a amizade dos animais.
      Eles gostam de mim apenas pelo carinho.

      Excluir
  13. Hoje passei por uma situação complicada no meu trabalho:
    Tenho um colega (Algusto) que mora em um bairro vizinho ao meu e meu roteiro termina antes do bairro dele. Só que um segundo colega,(Marcio) acha que eu tenho obrigação de levar o primeiro colega até sua casa, por eu ser uma pessoa evangélica.¬¬
    Ele me chamou à atenção na frente de 5 pessoas hoje, me constrangeu muito!
    Este segundo colega me constrangeu diante de outras 5 pessoas me me dizendo que "a fé sem obras é morta", ou seja: Pra provar minha fé eu teria que me submeter a dar carona ao colega até o bairro dele, sem do mesmo cobrar um centavo. O pior que isto teria que ser todos os dias!!!
    Pra me sair da situação constrangedora naquele momento, eu ofereci levar o colega (Algusto) até a entra do meu bairro, e de lá ele pegaria um ônibus até o bairro dele, só que ele não aceitou.
    Gente é complicado, viu...
    Eu resolvi pesquisar sobre isto e acabei caindo nesta página aqui.
    Vi que não sou o único que acha isto incômodo.
    Saudações a todos.
    Sou de Salvador-Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O colega ficou de cara feia e me trata como inimigo por que eu ofereci carona apenas até a entrada do meu bairro pra de lá ele pegar um ônibus e ir pro bairro dele. Vê se posso, com um absurdo desse?

      Excluir
    2. Hoje disse não a uma ser do trabalho. Mudei meu trajeto pra evitar trânsito e a mulher me pede carona e me atrapalha. Já dei carona uma vez e não gostei. Seu corpo largo fica me tocando e tenho que mudar de faixa. Já mudei de trajeto pra chegar em casa logo. E pra voltar pra faixa já tem uma curva. Fico ali vários minutos ou quase bato o carro pra algum f me dar espaço e voltar pra faixa que preciso. Desculpa mas to fora. E se insistir falo que to sem carro. A mulher é do Rh. Kkk. Mesmo assim é nao

      Excluir
    3. Estou com vc nessa, só que mandei na lata mesmo, coloquei 2 colegas de trabalho no lugar delas, depois de um dia cheio de trabalho fui travada no portão do spa que presto serviços as bonitas sabendo que eu detesto a ideia de dar carona, pediram pra recepcionista perguntar se eu podia dar carona, no dia seguinte eu mandei um áudio gentilmente sacudindo elas e pedindo educadamente que respeitassem minha posição...
      resumo da obra, uma pediu desculpas a outra que é mais descarada simplesmente me ignorou.
      Bom saber que não sou a única que odeia a idéia������
      Na vida sou bem prática,evito ser peso pras pessoas, por conta disso tenho fino faro pra gente folgada.
      Pessoal dizer NÃÃÃO,É LIBERTADOR fica dica����‍♀️

      Excluir
  14. Tenho uma colega no trabalho , que acabei oferecendo carona, e agora agora estou dando carona para ela todos os dias, ela me ofereceu ajuda , mais eu n vou cobrar ne , era para ser uma vez ou outra d
    , o problema da carona é que ela se torna uma obrigação , caso vc queira ir para outro lugar depois , ou quiser ficar um pouco mais do horario para terminar um serviço , não da , você tem que ficar avisando , resumindo ... Quando nunca ofereça carona para alguém , mesmo que passe na rua da casa da pessoa , pq isso se torna obrigação. E depois a pessoa vai se sentir chateada ainda

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Uma colega do trabalho me pediu carona e eu dei. Ontem pediu e eu menti dizendo que ia pra outro bairro. Bom eu tenho duas opções d caminho de volta pra casa: uma das opções não faço pq é um trânsito feroz. O outro levo pouco tempo e chego em casa. O problema é que se mudo de faixa daí volto a questao do trânsito e perigo em voltar pra entrada do bairro. Enfim, pra não mentir disse a verdade e se a criatura insistir falo que vendi o carro. Eu quero a paz que eu tinha. Chegar em casa rápido sem maiores dores de cabeça e ela que use o carro dela. E a folgada ainda fala vou pegar a bolsa bater cartão e me deixou esperando. Vê se quero dar carona: naoooo. Kkk. Ela é do Rh. To nem ai. Virá sempre obrigacao e to fora. Se alguém bater no meu carro eu que sempre terei que custear pq mudei pra "ajudar". E quem me ajuda? Ninguem. Então é não e ponto.

    ResponderExcluir
  17. O meu marido pediu o cartão de crédito de uma amiga e se achou na obrigação de oferecer carona a amiga solteira, pior ele se desviava do nosso bairro pra entrar no bairro dela que é vizinho e me escondeu isso, descobri sozinha e fiquei uma fera, pois primeiro ele mentiu dizendo que a deixava no terminal, mas à deixava era na porta de casa. O problema foi mentir pra mim, eu poderia ter aceitado que ele continuasse a dá carona a ela ou não.

    ResponderExcluir
  18. Queria aprender a dizer não. Odeio ser motorista dos outros. Além de não receber um centavo a gasolina sai do meu bolso. Amigas me pedem para levar em algum lugar, levo. Mas odeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem contar que a cada 10 quilos consome 6%a .mais de combustível.

      Excluir
  19. Eu trabalho em uma empresa um vilarejo e onibus demora para passar, mas desde que entrei nessa empresa tenho obrigação de dar carona Fiquei p da vida , deu carona a pessoa vai como passageiro e esqueceu de colocar o cinto de segurança levei uma baita multa paguei e tudo e a sujeira dentro da empresa nem olha na minha cara. Todo dia tenho que dar carona para imas três pessoas. Que saco

    ResponderExcluir
  20. Nossa gente, de uns tempos para cá, eu mudei completamente. E hoje finalmente, falo NÃOOOOO. DOA A QUEM DOER, se não quiser mais falar comigo, eu que agradeço.. na faculdade, na hora da saída, já havia uns 3 meses e nunca, ninguém da minha sala havia percebido que tenho carro. Aí em um belo dia, quando estava entrando em.meu carro. Umas folgadas da minha sala, que nem anda comigo na faculdade, me disse: éguas, tu tens carro e nunca disse para nós! Aí eu pensei: uma mísera dessa, nem fala comigo e nem anda comigo na faculdade e vem me falar isso. Aí eu respondi e na lata, que lógico que não iria falar, até pq sei que iriam me pedir carona, e eu não vou dar carona a ninguém. Vai mesmo. Aí ela se fez de doisa e foi embora. Uma vez já no final do semestre uma folgada da minha sala, me perguntou se eu poderia fazer um favor a ela, e eu disse que se tivesse em meu alcance, aí ela me pediu carona ate6 um bairro totalmente distante da faculdade, e eu lógico, q discartei ela logo. Disse que meus documentos estavam vencidos, e tenho medo de ir para o centro, por conta da blitz, num instante ela disse, Ah, tá.. tudo bem, eu entendo. Aí ela se mandou, e pegou um táxi. Dá a mão e quer o pé.. e em faculdade, se vc for querer até imprimir algo para alguém, pronto! Aí os folgados te pede sempre para imprimir algo. Por isso, que aprender a não ser mais besta. Pq quem é besta, só se ferra. Digam não galera e pronto. Quando alguém te pedir algo que vc não queira, diga NÃO! DEPOIS QUE VC DIZER A PRIMEIRA VEZ NÃO, VOCÊ VAI CONSEGUIR DIZER OUTRAS VEZES. BEIJOS.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma irmã bastada por parte de pai, e para a minha infelicidade, a mísera foi estudar no mesmo turno que eu e na mesma faculdade. Porém, curso diferentes. Aí ela sempre saía primeiro que eu, e ficava lá fora. Blz. Certo dia, quando estava saindo, a mísera me viu e me pediu carona, pois a mãe dela sempre demora a buscá-la. Aí eu disse que beleza, eu pensei comigo mesma, Ah! É só uma dia, o que que custa né! Blz. Deixei a mísera, q era em um bairro totalmente longe e ao contrário de casa. Aí passou o dia, e quando foi no outro dia, vi uma msg da mísera me perguntando, quer dizer, perguntando não, falando mesmo, na maior cara de pai, que iria ficar me esperando lá fora novamente, na saída. Para eu leva-se lá a sua casa. Cara, na hora que eu li aquilo, eu fiquei puta, me sentindo uma babaca. Aí movida pelo ódio, mandei um áudio, falando Educadamente que não teria como, pois o caminho que faço, é totalmente longe de minha casa, e que só dei carona para ela aquele dia, pq pensei que só seria aquele dia, e que ela tem que a pegue e que espere. Vá se ferrar cão. Aí a bicha, no instante se tocou. E disse, tudo bem! Sem problemas. Por isso que digo, vc dá a mão e querem o pé. Querem tudo. Cara eu não consigo ser folgada. E eu mando a real mesmo. Antes eu parecia uma abestado, o povo se aproveitada de mim, hj eu criei ódio, de como eu era idiota. Por isso que aprendi, que quem é bonzinho, só leva na cara.

    ResponderExcluir
  22. Uma vez, uma vizinha folgada... Descobriu que onde eu trabalhava, era o mesmo percurso dela. Aí ela veio em minha casa, me perguntar seu eu poderia todos os dias, levá-la e buscá-la. Que racharia a gasolina, na hora eu pensei! Tô fora, ainda mais esse demônio na minha porta, me apressando todos os dias. Gosto de paz, de me arrumar tranquila e sem me preocupar no dia seguinte, que teria que levar alguém. Enfim, tratei logo de inventar uma desculpa. Eu disse que não teria como, pois não tinha hora certa, para ir ao trabalho, e que às vezes eu ia para a fábrica e não para a loja que ficava perto do emprego dela. E que ficaria Rui para mim. Aí ela só disse que tudo bem, e foi embora. Mais é cada uma, e olha que a família dela tinha dois carros na época. E a gostosona veio se escorar em minha, só pq o emprego da bonita ficava perto do meu. Mais é cada uma.

    ResponderExcluir
  23. E quando o pedidor de carona é seu colega que ganha o mesmo que vc?

    ResponderExcluir
  24. Odeio dar carona! Tem gente q se oferece sem ao menos se importar se VC gosta ou não de dar carona. Hoje mesmo despachei uma folgada q dependia de mim pra ir pro trabalho. Finjo que mudei o itinerário. Foda-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver que não sou o único incomodado com essa situação, vc fez bem amigão, vou fazer o mesmo com uma pessoa que estuda comigo e mora no mesmo bairro que eu 😤😤

      Excluir
  25. no meu caro é a família da minha mulher, parece que depois que comprei a moto desaprenderam a pegar ônibus, acham que tenho que estar o tempo todo disponível e disposto a levá-los onde quer que seja.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Qem pede carona e nao ajuda na gasolina e um caronavirus

    ResponderExcluir
  28. Meus amigos nem pedem carona, eles chegam e falam "me dá carona" eu fico sem jeito. Eu não os levo até a casa deles lógico, mas, sinto que perdi a liberdade de andar sozinho no MEU carro

    ResponderExcluir
  29. concordo com a maioria dos comentários

    ResponderExcluir
  30. Bando de egoísta isso sim..se é no mesmo caminho pq não dar a carona a alguém.
    Não sabemos o dia de amanhã.podemos um dia precisar daquele que deu ou recebeu a carona.

    ResponderExcluir
  31. Uma menina da faculdade me pediu uma carona um dia, e eu dei, agora todos os dias ela quer ir comigo. Perdi total liberdade dentro do MEU carro, o trajeto dela e o msm que o meu porém ela é folgada esses dias até fez piadinha comigo me chamando de Uber. Estou com ódio dessa situação, pois a mesma nunca me ofereceu ajuda na gasolina e ainda é daquelas pessoas chatas que ficam falando “quando da ou não” pra atravessar a rua, ou comentários do tipo “achei q vc não ia freiar olha a placa” quero me livrar desse incômodo

    ResponderExcluir
  32. Aqui tem uma vizinha folgada ,ela só fala comigo quando precisa ,e p dar carona

    ResponderExcluir
  33. Essa vizinha não tem carro ,sempre vem me perturbar,da p me levar p mercado e vc tem cigarro?Eu já disss 10 vezes não ,ela é cara de pau ,mesmo assim me pergunta 😫 .Não deixe ninguém fazer o problema dele virar o seu!

    ResponderExcluir
  34. Dou carona a um ano para as mesmas pessoas, no começo mandaram eu deixa-lás enfrente o metrô Santana não deu outra multa de R$ 193,00, é proibido, não me avisaram eu desconhecia, não pagaram a multa, começara a comer no biscoito no meu carro, pediam passa no mcdonalds, traz um lanche pra mim, ultimamente andaram largando tralhas no carro, a ultima foi colocar um Queijo fedorento em cima do banco, eu falei a carona achou ruim, rodei a baiana, dei foi varada, melhor elas chateadas do quê eu!!! Me livrei, me sinto leve, nunca mais, sem mal querência.

    ResponderExcluir