sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Saber cobrar e dizer NÃO! Parte 1

Muito bem, todos sabemos que se tratando de negócios, não devemos JAMAIS, misturar as coisas, como dizia-se antigamente: "AMIGOS, AMIGOS; NEGÓCIOS À PARTE". Pois bem, conheço várias pessoas que tornaram-se empresários, ou micro-empresários, por várias circunstâncias nessa vida, que seja, porém os mesmos esbarraram-se na tal "saber cobrar". Se há uma relação de negócio, seja lá qual for, torna-se necessário que o cobrador, saiba dizer NÃO, para a falta de pagamento e para o que vai pagar, dizer NÃO, ao abuso do preço. Exemplos: 1) ACADEMIA em uma academia há os direitos e deveres de ambas as partes, ou seja do consumidor/cliente, e prestador/proprietário, no caso do CLIENTE, o mesmo tem o direito de, ao pagar, seja qual plano pré estabelecido for, o de encontrar uma academia, limpa, aparelhos aptos para seus exercícios, professores capacitados para sua orientação; como DEVER o mesmo tem que manter em dia o pagamento dos vencimentos estabelecidos, por contrato ou coisa que o valha. Já o PROPRIETÁRIO, tem o dever de manter os aparelhos em pleno e total funcionamento, asseio em todo estabelecimento, professores capacitados; e tem o DIREITO de cobrar caso o indivíduo que assinou o "acordo", não o cumpra devidamente. Então vamos lá... * o cliente folgado (todo folgado, sempre age premeditadamente, podem escrever) na hora de fazer o tal plano, para poder ficar em forma no verão, dando uma de "o gostosão do pedaço", resolve fazer o plano mensal, ao invés do plano trimestral, semestral ou até mesmo o plano anual, pagando com cartão de crédito (o que afinal de contas é o mais fácil e ágil para todos os envolvidos), não, ele prefere o plano mensal, e pagar em cheque ou dinheiro, dizendo assim: - Prefiro o plano mensal, pra ver se gosto, se resolvo mesmo entrar em forma, e blá, blá, blá... Só que no momento em que vence o bendito plano, o "lindão" finge que nem é com ele, aí chega o dia em que chegando na catraca da academia, para treinar, "pimba!", a mesma bloqueia a entrada do "lindão", ele na maior cara de pau, diz: - O que aconteceu? está com algum problema a catraca? é aí que vc entra... - Não, é que venceu seu plano, vc precisa acertar! então o cara de pau diz: Será que posso treinar hoje outro dia acerto? -NÃO! Não dá! São as normas da casa (diz o atendente, ou até mesmo o dono) o cara de pau, insiste. -Pôxa, só hoje...(e faz aquela cara de cachorro vira-latas) Seja sucinto e diga logo: NÃO!Infelizmente NÃO! É claro que vc saberá no decorrer dos meses, quais seus clientes que fazem parte ou não daqueles que chamo nesse post de "cara de pau", portanto, nem pense em agir diferente, senão... - O que aconteceu com a Catraca? (como se ele não soubesse que a mensalidade está vencida...sei...meu nome é Bozo) - Deve ser que, TALVEZ, vc ainda não tenha acertado a mensalidade que, ACHO, venceu dia X...(pronto! vc SIFU) - Ah, então tudo bem, libera aí que na próxima eu pago! (ou algo do gênero, dependendo da capacidade de patifaria do "lindão") - Ok! Mas da próxima não esquece hein!!! (aí meu amigo, você concedeu a réplica perfeita para a tal próxima vez, porque vai acontecer novamente) PS: Saibam, que escrevo como se patifes fossem só do sexo masculino, mas não esqueçam, tem muita mulher patife por aí, que acha que é o último biscoito do pacote, que empinando os peitos e a bunda, e fazendo boca de "pin up", conseguem tudo... Sejam felizes sempre! E aprendam a dizer NÃO!

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